Casa Família Rosetta faz live sobre manejo de transtornos mentais decorrentes de dependência química

por Jacson

PORTO VELHO – Neste sábado dia 26 de junho às 14h, a Casa Família Rosetta e Coordenadoria Regional FEBRACT Rondônia irão realizar mais uma palestra formativa com o tema “Orientações sobre o manejo de transtornos mentais e comportamentais em pessoas dependentes de SPA em tratamento: ênfase no preparo da equipe no contexto de Comunidades Terapêuticas“.

Neste dia se comemora o Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e o tráfico ilícito, estabelecido em 1987 pela Assembleia Geral da ONU com o intuito de promover reflexões e ações de enfrentamento desta problemática que gera muitos impactos sociais e de saúde.

O tema do dia internacional deste ano é “compartilhe fatos sobre drogas, salve vidas” e é destinado a todos, de modo a ampliar a informação e sensibilização sobre a temática. Também serão abordados assuntos como os riscos à saúde, as ações para prevenção e tratamento com base em evidências.

A palestra será ministrada pelo psicólogo Juliano Santos, especialista em dependência química e saúde mental. Juliano é gestor técnico dos programas de recuperação e tratamento do Instituto ‘Padre Haroldo’.

A Casa Rosetta, que há 29 anos atua em Rondônia promovendo recuperação e reinserção social para homens a partir de 18 anos com transtorno de uso de substancias –TUS, através de seus serviços nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Ouro Preto do Oeste.

Durante este mês de junho, a Casa Rosetta realizou diversas iniciativas através do Serviço de Educação Continuada e executou o projeto “Vidas que também importam”, com palestras formativas online, cujas temáticas estão ligadas às comunidades terapêuticas.

A iniciativa conta com a parceria da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas-FEBRACT e a Casa Familia Rosetta é responsável pela   coordenadoria regional FEBRACT em Rondônia.

Entre as outras ações, destaca-se o encontro realizado nesta quinta-feira, 24, quando foi oficializada a conclusão do tratamento de 11 pessoas acolhidas na casa.

Para a coordenadora da Casa Família Rosetta em Porto Velho, Giuse Fulcro, “o encontro foi a materialização do proposito da instituição de transformar vidas. Os homens e mulheres que realizam o tratamento na associação puderam compartilhar suas histórias de superação e resiliência, assim como expressar sua gratidão pela realização de seus projetos de vida”.

Relata Lourena Maria Vieira Rodrigues, coordenadora da comunidade de reinserção social: “a noite de ontem foi para ficar na memória! Um grupo de oito homens e duas mulheres concluíram o seu programa terapêutico e celebram a vida”, comemora.

Segunda ainda Lourena, foi um momento muito belo, de encontros, recordações e de partilhas de muitas histórias de resiliência tocantes e emocionantes.

Estiveram presentes os graduandos, famílias, monitores que acompanham o percurso terapêutico na comunidade e pessoas da equipe.

Uma noite de recordação daquele que depois de Deus, foi o maior Responsável por tudo,  o nosso Padre Vincenzo Sorce .

Acreditamos na união de esforços coletivos para o enfrentamento dessa problemática, de maneira a oferecer serviços de melhor qualidade, com práticas baseadas em evidencia cientificas que, de forma efetiva, possa contribuir em melhorar a qualidade de vida de tantas pessoas com dependência e suas famílias.

Fonte: expressaorondonia.com.br

You may also like

Deixe um comentário