FEBRACT no Seminário “A nova Política sobre Drogas: Diálogo para uma prática integrativa entre os serviços da rede” em RO

por Jacson

A Associação Casa Família Rosetta e a Delegacia Rondônia da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas–FEBRACT, em ocasião da Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas, realizou no dia 27 de junho de 2019, o Seminário com o tema “A nova Política sobre Drogas: Diálogo para uma prática integrativa entre os serviços da rede”.

O evento aconteceu na sede da Associação Casa Família Rosetta em Porto Velho-Rondônia, contando com a participação de 130 pessoas, representantes de 13 comunidades terapêuticas, do CRP/RO, servidores do Tribunal de Justiça, da Coordenadoria Estadual de Politicas sobre Drogas – CEPOAD, do Conselho Estadual de Saúde, da Policia Militar do Estado de Rondônia, Proerd, Acadêmicos das Faculdades locais, entre outros.

O evento teve como objetivos: promover a reflexão sobre a Nova Política Pública sobre drogas; sensibilizar a sociedade a respeito desta problemática; fortalecer a rede de serviços que atuam no campo da prevenção, assistência, tratamento e reinserção social de pessoas que usam e/ou abusam do álcool e outras drogas, além de seus familiares. O Seminário representou uma ação articulada entre os representantes do poder judiciário, do poder executivo e da sociedade civil organizada, com o intuito de promover uma reflexão a respeito da nova Política sobre drogas sob o olhar dos diversos agentes, articular parcerias que promovam a efetivação das políticas, dos programas e serviços para a área.

O evento teve início com a fala da Dra. Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara, Juíza de Direito da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas – VEPEMA, da Senhora Jessica Nascimento – Assistente Social da Coordenadoria Estadual de Politicas sobre Drogas – CEPOAD, da Senhora Claricea Soares – Presidente da Associação Casa Família Rosetta e da Senhora Giuseppina Maria Fulco – Delegada Regional FEBRACT-Rondônia.

Após abertura foram apresentados painéis temáticos com os temas abaixo:

– Painel “Diretrizes da nova Política sobre drogas: um olhar integrativo da relação entre Política Pública e Sociedade civil”

Dra. Priscila Matzenbacher Tibes Machado – Promotora de Justiça – Ministério Público do Estado de Rondônia.

– Painel “Desafios das Organizações da Sociedade Civil face a nova política sobre drogas”.

Giuseppina Maria Fulco – Diretora geral da Associação Casa Família Rosetta e Delegada regional da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT em Rondônia.

– Painel “Reinserção Social e sua perspectiva sistêmica à luz da nova Política sobre drogas”

Mestra Ana Paula Baldez – Assistente Social da Vara de Penas e Medidas Alternativas – VEPEMA.

– Painel “Uma experiência de integração entre ciência e espiritualidade na Comunidade Terapêutica”. Pastor João Batista Beraldo – Comunidade Terapêutica Nova Aliança – Rolim de Moura.

Em seguida foi aberto espaço para perguntas e debates dos participantes que foram bem participativos e interessados.

Os temas abordados são considerados “polêmicos” porém foi evidenciado no seminário o quanto as organizações e os profissionais estão abertos e disponíveis em aprender novas formas de atuar, mesmo com as dificuldades e resistências para as mudanças que a nova legislação impõe às instituições da área.

Destacamos a satisfação dos participantes em reconhecer a importância de promover espaços de diálogo sobre estes temas, para encontrar soluções que permitam construir uma prática integrativa entre os serviços da rede.

Giuseppina Maria Fulco
Delegada FEBRACT-Rondônia

You may also like

Deixe um comentário